Versión en español

OEI

Organização
de Estados
Iberoamericanos


Para a Educação,
a Ciência e
a Cultura

INNOVA 2000

Soluções Integradas para a Gestão da Inovação

Alguma vez se fez algum destes planteamentos?

Como consigo desenvolver um Sistema de Inovação?
Que instrumentos e/ou serviços devo desenvolver para a inovação?
Como identifico uma estratégia a partir da demanda?
Como consigo conformar uma rede para a transferência de tecnologia e melhorar a integração das minhas empresas?
Como desenvolvo uma estratégia regional para a inovação que parta de considerar às empresas?

Se ante este tipo de questões e outras semelhantesque se planteia para a difusão da inovação e a conformação de Sistemas de Inovação, deseja contar com as respostas adequadas...

Então lhe oferecemos o Programa para a Planificação Operacional à Inovação. INNOVA 2000

CTS+IA Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) oferece serviços nas áreas de Estratégia e Organização para a Inovação, Sistemas de Informação, Formação de Recursos Humanos e Gestão Estratégica da Mudança. Isto é INNOVA 2000.

A OEI está comprometida com o desenvolvimento dos países Iberoamericanos a partir de uma necessária cooperação e coordenação de planos de assistência. Em INNOVA 2000 nos dedicamos ao desenho e realização de SOLUÇÕES que aportem vantagens competitivas a nossas nações ou regiões através de potenciar sua capacidade para a inovação.

Nosso principal compromisso é transferir capacidade para a inovação partindo de considerar as específicas condições de partida de cada contexto.

A OEI teve uma recente expansão em temas relacionados com a Ciência, a Tecnologia e a Inovação com um importante reconhecimento da qualidade das ações empreendidas.

INNOVA 2000 surge como uma possível solução às dificuldades que enfrentam os governos nacionais ou regionais na hora de pôr em prática as suas estratégias na difusão da inovação no contexto onde lhes corresponda incidir.

O que é INNOVA 2000? Trata-se de um Plano Operacional orientado à ação, para a identificação de instrumentos e/ou ações que permitam contribuir à conformação de sistemas nacionais de inovação.

Nossa Missão:Assistir aos Governos Iberoamericanos na Gestão da Inovação à conformação de Reais Sistemas de Inovação.

O Objetivo:Proporcionar aos governos nacionais ou regionais uma metodologia baseada na planificação estratégica, realizando planos de ação, com a assistência de consultores expertos na temática e conhecedores da realidade iberoamericana que procurem o desenvolvimento de uma capacidade endógena à inovação e a identificação de instrumentos e serviços capazes de melhorar a capacidade competitiva das empresas.

Vai Dirigido a:Instituições governamentais, tanto a nível nacional como regional de países iberoamericanos, responsáveis da definição de estratégias para a inovação de setores produtivos. Centros tecnológicos, associações empresariais, universidades, centros de apoio à inovação.

Qual é a Metodologia?A Metodologia de trabalho considera a fase de diagnóstico como necessária para atingir os objetivos planteados, mas sem constituir uma finalidade em sí mesma. Portanto dito diagnóstico consistirá na ordenação, sistematização e análise de dados e informações pré-existentes, assim como em entrevistas e reuniões com agentes públicos e privados relacionados diretamente com a atividade inovadora. A partir do diagnóstico a equipe consultora efetuará uma proposta de estratégia a desenvolver-se, que será convenientemente discutida com os agentes envolvidos no processo em questão. Uma vez estabelecida a estratégia e os objetivos a atingir se procederá ao desenvolvimento do Plano Operacional, cuja elaboração seguirá um processo semelhante ao exposto anteriormente para a estratégia, com propostas iniciais da equipe consultora, que constituirão documentos de discussão. Ao longo da consultoria se trabalhará sobre a base de estimular uma capacidade endógena do desenvolvimento do plano, acompanhando na sua discussão e potenciando a formação de agentes locais que estejam em condições de gestionar o Plano, assim como de formular as correções que o mesmo requira durante a sua evolução. É por isto que uma parte importante do plano está orientada a capacitar os gestores dos instrumentos e os responsáveis de definir as políticas.

INNOVA 2000 se compõe de Programas:

O que recebe o demandante?A realização por sí mesmo ( com a ajuda dos expertos ) tanto do seu próprio diagnóstico estratégico, como o desenvolvimento de instrumentos e/ou ações para melhorar a capacidade de competitividade das empresas através da inovação.

Quem desenvolve INNOVA 2000?Uma equipe de consultores expertos na definição de estratégias à inovação e desenho de instrumentos e/ou serviços para a transferência de tecnologia que trabalham junto a operadores locais na conformação de cada Plano. INNOVA 2000 responde às exigencias e características de cada lugar, sabendo que qualquer Plano deve nascer de analisar as condições de partida de cada contexto.

O que oferecemos?Implementamos SOLUÇÕES. Procuramos evitar ser generalistas, senão que sempre buscamos oferecer o Know-How para gerar uma capacidade de gestão local. Para isto desenvolvemos uma estratégia de alianças estratégicas com diferentes instituições punteiras em diferentes áreas que nos permita aportar a experiência de diversos países iberoamericanos e recebemos a colaboração de profissionais expertos em diferentes campos. Dispomos de uma Organização sem barreiras geográficas, em linha com os processos regionais de integração. Contamos com bases locais por países - , estruturados por uma rede de escritórios que nos permite estar mais próximos às necessidades dos clientes, considerando assim as peculiaridades de cada país ou região na prestação de nossos serviços.

As SOLUÇÕES implicam:

Para mais informação sobre INNOVA 2000, dirigir-se a:

OEI
Direção Geral de Recursos para a Cooperação
Cristina Armendano e/ou Salvador Muñoz, Coordenadores
C/ Bravo Murillo, 38
28015 Madrid
España
Tel: +34 915944382
Fax: +34 915943286
Correio eletrônico: smunoz@oei.es
Correio eletrônico: carmendano@oei.es

Serviços especiais oferecidos pela OEI
Página Principal OEI Mais dados correio eletrônico: weboei@oei.es